Maneira correta de amamentar

forma correta de amamentar

Para ter uma amamentação de sucesso é preciso saber a maneira correta de amamentar. Os primeiros dias são de aprendizado, tanto para a mãe quanto para o bebê.

É normal que mamães de primeira viagem se sintam perdidas, até mesmo quem já teve outro filho pode passar por dificuldades, pois cada bebê é diferente.

No inicio o seio produz um líquido chamado colostro, fundamental para o recém-nascido. Nessa fase que o bebê aprenderá a sugar o leite de maneira eficiente, fazendo com que haja mais estimulação da produção.

Quando o bebê nascer converse com seu médico e tire todas suas dúvidas. Peça que ele lhe mostre a melhor posição para você. Ter uma orientação especializada te ajudará a aprender a maneira correta de amamentar.

Importância de saber a Maneira Correta de Amamentar

Ao nascer, o neném tem uma reserva de energia e isso faz com que ele fique preguiçoso para mamar no início. Quanto antes você coloca-lo no peito de forma correta, mais você o estimulará a querer mamar.

O contato do bebê com mãe seja ele sentindo seu cheiro ou você conversando com ele faz com que desperte nele a vontade de mamar. Se você não estimula isso na criança, ela terá maior dificuldade de aprender a sugar.

Ao nascer o reflexo dele é apurado, então ele irá procurar seu peito abrindo a boca, nessa hora você deve colocar o seio de forma que ele abocanhe toda a auréola. Assim ele vai se acostumando.

Sempre que o bebê apresentar sinais de fome ou inquietação, ofereça seu seio. Evite dar chupeta, mamadeira ou bico de silicone nessa fase inicial, pois atrapalha o aprendizado do bebê e diminui a estimulação do leite.

Saber a maneira correta de amamentar ajudará o bebê a ter maior facilidade de sugar e com isso ele vai querer manter a amamentação por bastante tempo, o que é muito importante para ele.

Este livro aborda todo o processo de gestação, amamentação e introdução alimentar, com foco principal no primeiro ano de vida do bebê, passando por todas as transformações que ocorrem no corpo da mãe. 
Foi desenvolvido no intuito de ajudar e sanar possíveis dúvidas que se relacionem com as mudanças vividas nesta fase da vida. 
Ao final, são apresentadas receitas práticas e saborosas de papas doces e salgadas que auxiliarão no processo de introdução alimentar.

Como é a maneira correta de amamentar no início?

É fundamental que você esteja em uma posição confortável, para que segure o bebe da melhor forma. Sente-se ou deite-se de forma que suas costas fiquem apoiadas. Caso necessário levante os pés ou os joelhos.

Se estiver sentado você pode colocar um travesseiro no seu braço para ficar mais confortável e reduzir a sensação do peso do bebê. Use almofadas ou travesseiros para suportar suas costas e ombros.

Quando o neném ainda está nos primeiros dias o peso dele não afeta tanto. Porém à medida que vai crescendo, já começam as dores no braço. Não fique tensa, relaxe os ombros e os deixe o mais afastado possível das orelhas.

Procure uma posição que você não fique muito inclinada e que não precise forças os músculos para manter o bebê em uma altura devida. Se quiser pode usar um banquinho para apoiar os pés.

Uma vez que você se sinta confortável, coloque a barriga do seu bebê no peito e no abdômen, e traga os joelhos para que seu bebê tenha uma superfície para empurrar com os pés.

Seu corpo apoiará seu bebê e permitirá que ele ajuste sua posição, faça sua cabeça e encontre seu peito da maneira que fica mais confortável para ele também.

Se estiver deitado de lado, coloque travesseiros debaixo da sua cabeça. Depois coloque o bebê ao seu lado, bem próximo ao seu corpo, com a barriga dele de frente para a sua.

Se quiser pode dobrar seus joelhos para que seu bebê possa senti-los com os pés. Empurrar algo com os pés faz com que ele se lembre da posição fetal e isso traz maior aconchego e segurança para o neném.

A mãe deve colocar o braço ou um travesseiro pequeno em baixo pra cabeça do bebê para que ele não fique com ela pra baixo e cause refluxo.

Posição do bebê para uma boa pega

Não existe uma posição correta que serve para todos os casos. A melhor posição é aquela que ambos conseguem se sentirem confortáveis, com alinhamento entre o corpo da mãe e do bebê.

Existem algumas posições que são mais comuns, mas isso não impede que o bebê ache outra posição mais agradável. Quanto mais colado estiverem um do outro, mais fácil será a amamentação.

A posição mais tradicional é o bebê nos braços da mãe sentada, com as costas dele sendo apoiada em seu braço e pernas em direção a lateral da barriga. Essa posição facilita o neném a pegar a auréola.

Na posição cavalinho o bebê fica sentado de frente com a mãe, barriga colada com barriga e a boca bem na altura do mamilo. Essa posição favorece uma boa amamentação e é ótima para casos de refluxo ou bebês portadores de alguma síndrome.

Independente da posição que escolher para amamentar, a maneira correta de amamentar é em uma posição que a mãe esteja relaxada, bem apoiada, sem se curvar pra trás e pra frente e da maneira mais confortável possível.

Como encaixar o bebe no peito

Seu bebê precisa usar a língua para se fixar na auréola do peito. Se você estiver tanto sentado quanto deitado, traga o bebê para seu peito de maneira que fique de frente para seu mamilo, não precisando virar a cabeça para alcançá-lo.

Sua cabeça deve estar levemente inclinada para trás, de forma que seu nariz se afaste do peito e ele respire melhor. Além disso, seus lábios tocarão o mamilo de melhor maneira.

Dependendo da sua posição, você pode então ajudá-lo a se mover para o peito, de modo que seu lábio inferior esteja o mais longe possível da base do seu mamilo.

Seu bebê será capaz de usar sua língua suavemente e ritmicamente contra a superfície inferior do seu peito. Esta ação remove o leite dos dutos. O maxilar do seu bebê vai subir e descer, seguindo a ação da língua.

Ele vai engolir seu leite de maneira que flui para a parte de trás de sua boca. Isso permite que seu mamilo não seja esmagado ou comprimido pela língua. Esse processo deve ser indolor para você para não causar desconforto.

Variar posições

Fazer outros tipos de posições ajuda para que a mãe não canse apenas de um jeito. As mulheres que fizeram cirurgia devem escolher uma posição que não cause tensão na região da barriga, devido aos pontos.

Procure variados tipos de posições confortáveis para você ir revezando. Só de trocar o peito que está amamentando já contribui para que a posição não fique cansativa e comece a doer.

Previna Rachaduras

As rachaduras e fissuras causam um doer enorme na hora da amamentação. Para prevenir isso, passe o próprio leite no mamilo após terminar a amamentação e deixe secar naturalmente.

O leite tem ação bactericida e sua gordura funciona como um hidratante. Na hora de tomar banho, tente não passar sabonete nas mamas, para não causar ressecamento.

Troque seus sutiãs protetores com mais frequência. A umidade faz com que a pele fique frágil, por isso eles devem estar sempre secos.

Nas primeiras semanas de amamentação, evite usar sutiã com aberturas especiais, pois quando o seio aumenta, a costura da abertura pressiona os dutos que passam o leite, fazendo com que ele empedre.

Opte por tecidos que sejam macios, sem recortes, com bojo para ter boa sustentação e alças largas para mais conforto.

Se você sentir que as mamas estão pesadas demais, pode ser que seu bebê não esteja amamentando o mesmo tanto que você está produzindo. Com o tempo o peito vai se acostumando e produzindo apenas o necessário.

Tente não dar o peito muito cheio para o bebê, pois torna mais difícil para ele pegar o bico, fazendo com que ele possa te machucar. O melhor é retirar o excesso de leite antes de dar.

Para tirar o leite você pode usar a mão ou bombinhas. Escolhe o método que você se adapta melhor. Com as mãos você deve massagear suavemente a região em torno do mamilo.

Após isso, pressiona a auréola até que o leite saia, sem esticar a pele. Evite compressas mornas ou quentes no peito. O calor tende aumentar a produção ainda mais.

Busque aliviar com compressas frias ou usar chá de camomila gelado. Nunca puxe o peito para interromper a amamentação. Para fazer isso você deve colocar o dedo entre o bico e a criança.

Quando ela começar a chupar o dedo, você retira o peito lentamente. Procure sempre alternar entre os peitos para que um não fique mais cheio que o outro.

É interessante que a criança mame até o final, pois o fim do leite tem maior índice de gordura, fazendo com que o bebe tenha mais saciedade. Assim mamará menos vezes.

 

amamenta;áo passo a passo

Machucou. E agora?

Para tratar os ferimentos são utilizadas pomadas cicatrizantes. Ficar um tempo sem dar mamar também auxilia a pele a se recuperar. Para isso, tire o leite com as mãos e coloque em um copinho.

Evite usar mamadeiras, pois pode dificultar que ele pegue o peito depois. Não use receitas caseiras como casca de frutas. Isso pode trazer baterias que irão contaminar os dutos mamários.

Amamente até os 6 meses no mínimo

Tudo que a criança precisa para crescer até os seis meses está no leite materno. Se possível tente amamenta-lo até os dois anos, pois assim passará para ele as defesas do organismo, deixando-o mais forte.

O leite é produzido com os nutrientes que as crianças precisam. Por isso, não tem necessidade de acrescentar sucos, água ou papinha nos primeiros meses.

Evite deixar a criança usar seu peito como chupeta

Os bebês costumam utilizar o peito como forma de chupeta. Eles gostam desse movimento, pois é analgésico e acalma. Porém ficar chupetando pode acabar machucando seu seio.

A maneira correta de amamentar é deixar a criança no seu peito apenas enquanto está saindo leite. A sucção continua faz com que a auréola fique prejudicada, podendo causar dor.

Em paz para mamar

Procure fazer a amamentação do bebê em locais que sejam tranquilos. Muito barulho, gente demais e grande movimento podem agitar o seu bebê e você.

Mães agitadas tendem a inibir a produção do leite. Por isso, use roupas confortáveis, que não restrinja seus movimentos, coloque um banco para melhorar a circulação da perna. Isso pode te ajudar bastante.

 

quanto tempo devo amamentar

 

Dicas para saber a maneira correta de amamentar

Algumas dicas podem te ajudar na hora da amamentação. Para isso, tente apoiar o seu bebê colocando sua palma atrás dos ombros do seu bebê e seu dedo indicador e polegar atrás de suas orelhas.

Outra opção é gentilmente colocar a cabeça do seu bebê em toda a sua mão, de modo que ele ainda possa mover a cabeça. Use seu antebraço, em vez de seu pulso, para   suportar os ombros do bebê.

Você pode desencadear a resposta reflexiva do seu bebê, deixando sua boca próxima ao mamilo. Seu bebê encontrará seu peito por toque, não por visão ou cheiro, embora esses sentidos provavelmente também façam parte.

Ao perceber a boca dele começou a abrir, já acomode ele. Não espere a boca abrir completa, para que ele consiga segurar boa parte da mama.

Fique atento ao lábio superior do bebê e não na parte de cima. É importante que a boca esteja mais distante possível da base do mamilo, pois assim o queixo dele fará um pouco de pressão na sua mama e o mamilo abaixará.

Com isso o lábio superior irá cobrir seu peito. Na hora você não conseguirá enxergar isso, mas a maneira correta de amamentar acontece automático, devido ao conforto que irá proporcionar.

Tente colocar os braços do neném para baixo, pois assim eles não irão atrapalhar a aproximação entre o bebê o seio. Se você apoiar seu seio com a mão, tente coloca-lo o mais longe do mamilo possível.

Quando você conseguir se ajustar da melhor forma, movimente apenas o bebê caso for necessário.

Se você é mãe de primeira viagem essas dicas irão te ajudar a aprender a maneira correta de amamentar. Não fique preocupada em não saber fazer, pois as mulheres já tem o dom de ser mãe dentro delas.

Venha aprender tudo sobre a Amamentação organizada!